Sou um grande fã da Uber há quase dois anos, desde que usei o serviço pela primeira vez há um ano e meio em Londres. Quando a Uber veio para o Brasil pouco antes do Natal, fiquei muito feliz. Mas teve uma recepção morna na imprensa e entre os políticos, como a maioria das coisas novas aqui no nosso país costuma acontecer.
Eu não quero que Uber venha para desistir do Brasil — e eu não acho que ele nunca vai-então eu embuti-me como um motorista para Uber X por uma semana para ver o que é realmente tudo sobre isso.
Primeiro, alguns antecedentes
Uber foi fundada em 2009 e em seis anos chegou a uma avaliação de US$41 bilhões, tornando-se talvez a empresa de crescimento mais rápido na história mundial.
A empresa começou como um mapa em um smartphone, que conectou um motorista com um passageiro baseado no GPS. Ainda é isso, com uma infra-estrutura muito inteligente no final.
Existem cerca de 150 mil motoristas em todo o mundo, em várias categorias diferentes. Aqui no Brasil, este é dividido em duas categorias: carros de luxo com carta de condução privada (Uber Black) e carros privados mais recentes sem uma licença (Uber X).
Para ser um motorista Uber, você deve ter uma verificação de antecedentes válida da polícia, um carro mais novo de quatro portas, e você deve passar uma entrevista. Isto é equivalente ao que é exigido aos motoristas de táxi.
Se algo acontecer durante o passeio, e é relatado através do aplicativo, a gerência local recebe um alerta em seu telefone imediatamente. Isso garante que os motoristas tenham sempre um carro limpo, se comportem bem e não tomem rotas inoportunas para o destino ou se comportem mal, desse modo, sempre monitorando os motoristas que tem capacidade de serem ou não Uber.
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